pesquisa rápida

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

10 desastres ambientais que marcaram 2010

"Quando a falta de cuidado do homem se junta á força da natureza,a consequência são catástrofes de proporções gigantescas"
                                                                                     revista época 
A tragédia do Haiti

Um tremor de 7 graus na escala Ritcher arrasou um país em reconstrução.
Morreram,segundo as nações unidas,quase 220 mil pessoas,e o número de desalojados chegou a 1,3 milhão.no final de 2010,a cólera agravou o drama haitiano.
Destruição no Chile
Morreram 507 pessoas devido um terremoto de 8,8 graus perto de Concepción,em Fevereiro.Um alerta de tsunami não se confirmou.A reconstrução levará de 3 a 4 anos.
Tremor na terra dos monjes
A província de Qinghai foi atingida por um tremor de 6,9 graus em Abril.o desastre deixou cerca de 2.200 mortos e 11 mil feridos.Monjes tibetanos tiveram um papel importante no resgate e na ajuda ás vitimas.
O megavazamento da BP
A explosão de uma plataforma de petróleo no golfo do México em Abril provocou a maior catástrofe ambiental nos Estados Unidos.o óleo vazou por 85 dias,matou milhares de animais,poluiu praias e interrompeu a pesca.
 Lama tóxica na Hungria
Em Outubro,o depósito de uma fábrica de alumínio na cidade de Ajka se rompeu e gerou uma "maré vermelha" de resíduos nocivos a saúde que invadiu várias cidades.Nove pessoas morreram.
Cheias no Nordeste 
As chuvas de Junho levaram destruição a dezenas de municípios no interior de Alagoas e Pernambuco.Quase 50 mil pessoas ficaram desalojadas.outras 37 morreram.Houve surtos de diarreia e leptospirose na região.
Um vulcão paralisa o tráfeco
Uma nuvem de cinzas do vulcão islandês Eyjafjallajökull provocou um inédito fechamento de quase todo o espaço aéreo até a Europa.o vulcão ficou em atividade por mais um mês.mais de 100 mil voos foram cancelados.
 
Enchentes no Paquistão

As monções provocaram inundações em um quinto do país e atingiram 20 milhões de pessoas.Mais de 2 mil pessoas morreram.O prejuízo foi estimado em US$9,7 bilhões.
Seca na amazônia
O Solimões e o Negro atingiram níveis nunca registrados.Mais de 60 mil famílias foram afetadas:como a água é a estrada dos ribeirinhos,com os rios baixos os barcos não trafegam e as comunidades ficam isoladas.
Encalhe de jubarte
Este ano registrou o recorde de baleias nas praias do litoral brasileiro.Foram 97 entre Julho e Novembro.Uma das possíveis causas do fenômeno é a redução da oferta de alimentos para as baleias na Antártica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário