pesquisa rápida

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A degradação do solo

  • A degradação dos solos


Técnicas inadequadas de uso de solo,desmatamento,queimadas,irrigação sem os devidos cuidados,poluição por agrotóxicos e erosão são alguns dos problemas responsáveis pela degradação dos solos.
A erosão é a principal forma de degradação dos solos.Milhares de partículas de terra que ficam soltas na camada superficial do solo são transportadas pela ação das águas ou dos ventos.
As atividades agropecuárias(agricultura e pecuária)ampliam a erosão,tornando-a muito mais intensa do que em condições naturais.
A vegetação natural é um importante instrumento de defesa do solo contra a erosão.As raízes das plantas e das árvores favorecem a infiltração de água no solo e impedem que o transporte das partículas para outros lugares.Os restos vegetais também tem papel importante,pois retêm a água e dificultam o escoamento superficial.Com o desmatamento,ou seja,a retirada da vegetação natural,o solo fica desprotegido.
O impacto das gotas de chuva sobre o solo sem cobertura  vegetal provoca a destruição de suas partículas,espalhando-as sobre o terreno e deixando-as mais soltas e vulneráveis a erosão.
Se o terreno for inclinado e a chuva for muito intensa,ocorrem as enxurradas,que transportam o material para as áreas mais baixas,geralmente o leito de um rio,podendo provocar assoreamento.
Outra consequência do desmatamento é a compactação da camada superficial do solo,que,após algum tempo,não consegue mais absorver a água como antes.


2 comentários:

  1. muito boa a postagem e gostaria também que você postasse uma materia sobre a criaçao de animais e o uso de maquinas agricolas que causam a compactaçao do solo , que tende a se tornar mais duro e a substituiçao da vegetaçao nativa por eucaliptos que impedem o desenvolvimento de outras plantas que ocasiona a perda da biodiversidade.Se possivel blogar ate o dia 18 agradeceria muito,pois preciso desas informaçoes ate la para um trabalho

    ResponderExcluir
  2. The tribe has deserted 카지노사이트 its longtime insistence that the state ban pari-mutuels from working designated-participant card games, which is a version of blackjack and poker

    ResponderExcluir