pesquisa rápida

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Ilhas e arquipélagos,lugares de beleza indescritivel

Vejamos,por onde começar,antes de ler esta postagem leia com atenção o que vou escrever a seguir:

Como deve-se perceber ilhas e arquipélagos possuem fauna e flora exuberantes,e incomuns,Como por exemplo Madagascar e a Oceania.Hoje vou ressaltar dois arquipélagos que estão em destaque,Galápagos e Fernando de Noronha,para começar,por que ilhas tem fauna e flora tão diferenciados?
A resposta está a milhões de anos atrás:
   
Pangéia    
Pangéia é nada mais,nada menos que todos o continentes a milhões de anos atrás,antes de se dividirem,as ilhas tambem estavam juntas a pangéia,depois os continentes começaram a se dividir,aos poucos chegaram ao que é hoje,mas durante esse processo,pedaços de terra se desprenderam,pequenos pedaços que por milhares de anos se deslocaram,e antes milhares de anos como península,e antes milhares de anos juntas ao continente.
Agora,para completar,avançaremos a uma época mais recente do que os tempos remotos,quando o naturalista Charles Darwin criou a teoria da evolução das espécies e da seleção natural.Dizia Darwin que os seres vivos mais adaptados sobreviveriam aos outros,como as ilhas se desprenderam,seu clima ficou diferente,alguns animais e plantas ficaram isolados do continente,assim evoluindo de maneira própria,assim ficando diferentes dos animais e plantas que estão no continente,assim,só sobreviveram os mais adaptados para o novo estilo de vida,por assim dizer.

Fernando de Noronha

Informações:

A ocupação de Fernando de Noronha é quase tão antiga quanto a do continente. Em decorrência da sua posição geográfica, o arquipélago foi uma das primeiras terras localizadas no Novo Mundo, registrada em carta náutica no ano de 1500 pelo cartógrafo espanhol Juan de La Cosa e em 1502 pelo português Alberto Cantino, neste com o nome "Quaresma".

Sua descoberta, em 1503, é atribuida ao navegador Américo Vespúcio, participante da segunda expedição exploratória às costas brasileiras, comandada por Gonçalo Coelho e financiada pelo fidalgo português Fernão de Loronha, cristão novo, arrendatário de extração de Pau-Brasil.    
Foto: Antônio Melcop
"O paraíso é aqui." Assim Américo Vespúcio descreveu o Ilha em 1503, que chamou de São Lourenço .

"O paraíso é aqui", disse Vespúcio quando abordou aquela ilha deserta em l0 de agosto de 1503, logo após o naufrágio da principal nau das seis que compunham a expedição. A carta que escreveu, a LETTERA, é o primeiro documento relativo à Ilha, a qual chamava de São Lourenço, fala de "infinitas águas e infinitas árvores; aves muito mansas, que vinham comer às mãos; um boníssimo porto que foi bom para toda a tripulação". Em decorrência da descoberta, em 1504, foi doada a Fernão de Loronha, que havia financiado a expedição. Foi a primeira Capitania Hereditária do Brasil, porém jamais ocupada pelo seu donatário.


Invasões estrangeiras
Abandonada por mais de dois séculos e situada na rota das grandes navegações, foi abordada por muitos povos, sendo ocupada temporariamente no século XVII por holandeses (que a chamaram "Pavônia") e no século XVIII por franceses (que a rebatizaram de "Ile Delphine").

Esse ponto vulnerável a invasões motivou a definitiva ocupação por Portugal, através da Capitania de Pernambuco, a partir de 1737, sendo construído o sistema defensivo com dez fortificações - "o maior sistema fortificado do século XVIII no Brasil" -, dentre os quais a Fortaleza de N.Sª dos Remédios. A maioria desses fortes estão de pé ainda hoje e dos demais restam evidências arqueológicas.

Na mesma época, o Arquipélago transformava-se num Presídio Comum, para presos condenados a longas penas. Foram esses presidiários a mão-de-obra que ergueu todo o patrimônio edificado e o sistema viário que interliga vilas e fortes. O cruel regime possuía até mesmo solitárias e leitos de pedra, nos quais o prisioneiro mal podia se virar de lado.

Por medida disciplinar, a fim de evitarem-se fugas e esconderijos de presos, desde essa época a vegetação original foi sendo derrubada, alterando o clima do arquipélago. Por essa razão, somente em alguns locais da ilha pode ser vista um pouco da cobertura vegetal original, como na Ponta da Sapata, na encosta do Morro do Pico e nos mirantes do Sancho, Baía dos Golfinhos e Praia do Leão.


Interesse Científico
Cientistas ilustres visitaram o arquipélago em diversas épocas, como o naturalista Charles Darwin, pai da Teoria da Evolução das Espécies, em 1832. Todos foram atraídos pela sua grande biodiversidade e levantaram dados sobre o meio ambiente, descrevendo-o em trabalhos memoráveis. Também no século XIX, artistas como os franceses Debret e Laissaily registraram em tela a ocupação humana.


Período Militar
Em 1938 o Arquipélago foi cedido à União, para a instalação de um Presídio Político. Em 1942, durante a II Guerra Mundial, criava-se o Território Federal Militar, juntamente com o Destacamento Misto de Guerra e a aliança com a Marinha norte-americana, que instalou na ilha uma Base de Apoio, com cerca de 300 homens.

Nesse período, uma superpopulação de mais de 3.000 expedicionários condicionaram a construção de casas pré-moldadas, para abrigá-los. De 1942 a 1988, a ilha foi administrada por militares: Exército, até 1981; Aeronáutica, até 1986; e EMFA, até 1987. Ainda território federal passou para o MINTER, tendo o seu único Governador Civil. Nesse período, entre 1957 e 1965, houve uma nova presença americana, no Posto de Observação de Mísseis Teleguiados.

Em 1988, por força da Constituinte, foi reintegrado ao Estado de Pernambuco, sendo hoje um Distrito Estadual. Também em 1988 foi criado o Parque Nacional Marinho, coexistindo, no espaço de 26 km², o PARNAMAR/FN e a Área de Proteção Ambiental estadual.

Em 13 de dezembro de 2001, a UNESCO considerou o arquipélago SÍTIO DO PATRIMÔNIO MUNDIAL NATURAL, tendo o diploma sido entregue em 27 de dezembro de 2002. Em 2003, comemorou-se 500 anos da entrada de Fernando de Noronha na história dos homens. 500 anos da sua primeira abordagem, de sua descrição, por um dos maiores navegadores da história, Américo Vespúcio.
Fonte:Site do arquipélago

Com animais próprios,e animais conhecidos,o arquipélago imprensiona com sua beleza.O território do arquipelago pertence a pernambuco,no nordeste,mas os animais não se assimilam aos do continete o que prova que A introdução é a teoria mais provavel.


Galapagos

As Galápagos (ou Arquipélago de Colombo) formam um grupo de 58 ilhas, das quais apenas quatro são habitadas, situadas no Oceano Pacífico a aproximadamente mil quilômetros a oeste da costa do Equador, país a que pertencem e ponto continental mais próximo. Administrativamente as ilhas estão reunidas na província homônima.
O arquipélago apresenta uma biodiversidade elevada e é o habitat de uma fauna peculiar que inclui muitas espécies endémicas como as tartarugas das Galápagos.
A totalidade das ilhas constitui uma reserva de vida selvagem administrada pelo governo do Equador e que é, desde a visita de Charles Darwin, o principal laboratório vivo de biologia do mundo.

Principais ilhas

  • Ilha de São Cristóvão
  • Ilha Isabela - nome em homenagem a rainha Isabel, esposa de Fernando Rei da Espanha que patrocinaram a viagem de Colombo às Galápagos. Com uma área do km² 4.640, é a maior ilha do arquipélago equatoriano. Seu ponto mais elevado é vulcão do lobo com uma altura de 1.707 metros. É habitada e sua maior cidade é Puerto Villamil, é localizado na ponta do sudeste da ilha.
  • Ilha de Santa Cruz
  • Ilha de Santa Maria
  • Ilha de Santa Fé
  • Ilha de Genovesa
  • Ilha de Fernandina - nome dado em homenagem ao rei Fernando da Espanha que patrocinou a viagem de Colombo. Tem uma área do km² 642 com uma altura máxima de 1494 metros. Com intenso movimento vulcânico ainda encontra-se em expansão. Possui uma rica fauna composta por pinguins, pelicanos, leão marinho, iguanas. Entre outras.
  • Ilha de Bartolomé - homenagem ao tenente David Bartholomew da marinha britânica. Com uma área de 1,2 Km², altura máxima de 114 metros.
  • Ilha de Wolf
  • Ilha Pinta
 Mai um exemplo de beleza,com animais unicos,pertence ao equador movimentando muintos turistas e dinheiro durante o ano.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Cidades ecológicas

Como seria uma cidade ecológica?

Exitem varios conceitos para uma cidade ecologicamente correta,mas como construir uma cidade sem ter que destruir florestas?

Poderiam ser colocados apoios para que as casas possam se suspender nas arvores,enquanto outras poderiam ficar no chão mas com árvores em volta,poderia ser usada energia sustentavel nas casas,os esgotos nã oparariam nos rios,e sim numa estção de tratamento,construida em um lugar,claro que seria tudo muito bem planejado,para não ocupar espaço de mais,o que destruiria a floresta,ou de menos que comprometeria o desenvolvimento das cidades,As casas seriam abastecidas com energia solar(dependendo muito do prefeito),as placas seriam colocadas acima das arvores,e assim a luz solar mais aproveitada.

Existem controvérsias

Muitos acham que isso poderia afetar o desenvolvimento economico da cidade,pois,sem permitir industrias e fábricas,etc.O dinheiro movimentado seria minimo,pois a agricultura não compensaria o prejuizo,hoje em dia.Por que aderir a essa ideia?
Respondo com outra pergunta:
Isso,é só uma idéia,pode ser modificada,por que essa ideia não poderia ser utilizada em algo de menor area,como um bairro?
Tambem poderia ser apenas um anexo da cidade principal,como uma zona rural "urbanizada" por assim dizer.

Como seria uma cidade assim?

Imagine casas em meio de arvores como:

É claro que a cidade não seria exatamente assim pois como se pode perceber,as casas são antigas,feitas de madeira,Essa é uma representação antiga,pode-se deduzir,Uma cidade seria bem maior do que a mostrada na foto,alias,o que a foto mostra equivale ao palácio da alvorada ou a casa branca,Uma residencia para o líder,Se olharmos bem a história dos povos veremos que residencias assim sempre estiverão presentes,mas isso é assunto para história.as casas modernas seriam feitas de alvenaria.

Mais um problema que precisa ser resolvido

Insetos,Mosquitos,em lugares assim é muinto comum "visitas" inesperadas,como morcegos frutiferos,insetos...Assim seria bom pensar em uma solução para isso,poderia ser muito desagradavel se um inseto entrasse em sua casa e logo viriam mais e mais.Se recorrer-mos a libertação de anfibios na cidade,Teria que ser muito controlado para não desequilibrar a natureza(se pensarem em soluções comentem).



Água encanada

Existem vários metodos,poderia ser reservado um espaço para esse fim,tambem a agua poderia ser drenada de rios(Não recomendo),Poderia ser construida  uma espécie de "Cagece" para controlar isso.

Solução alternativa

Também podemos aderir ao inverso, podemos colocar uma floresta dentro de uma cidade onde a vida urbanaea natureza estão em pereita cocerênca, muitas árvores, rios, lagos, plantas, casas ecológicas, algumas fábricas, algumas plantaçoes, tudo na mais perfeita ordem.
Abu Dhabi já segue esse caminho, embora ainda haja muito o que fazer,pois quando falo em cidade ecológica falo em uma cidade inteiramente em coeerencia com a natureza, aqui só vemos um bairro quase completamente ecológico.

Arcati:A benção do nordeste

O jornal diário do nordeste clocou uma matéria muinto interessante sobre o Aracati,Vejam o link:
http://virtual.diariodonordeste.com.br/eds/2012/02/19/A/paginas/pdf/A8.pdf

Vale a pena ver

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A nova geração de jogos


Missão bioma:
Criado pela globo missão bioma é um jogo do tipo PvZ,em que sua missão é derrotae seres poluentes com defensores sa natureza como na imagem ...O jogo contem varios defensores e vilões,cada um com seu armamento e força,mas tudo tem um preço certo,as fichas ganhas durante o jogo são usadas para aprimorar seu exercito ecologico!



















Angry birds(Rio):
A empresa Rovio(criadora do angry birds original) a foz enterteniment e blue sky(produtoras do filme rio criaram juntos o angry birds rio,que segue o mesmo principio fo angry birds original,como os conceitos de física,a resistencia de certos materiais,oc conceito efeito dominó e o de que se você tira uma certa lata derrubará toda piramide,além das habilidades especiais desses passarinhos,no angry birds original a missão é derrotar os Bad pigs(porcos verdes)que robaram seus ovos,já no angry birds rio depois que blu e jade escapam a missão dos angry bird é libertar os passarinhos presos como abaixo:

















O Filme:
O filme conta a história de Blu,uma arara azul que morava nos EUA até que foi trazido ao Brasil para se reproduzir,mas foi pego por contrabenditas,assim a historia se desenrola com blu e jade tentando se soltar de uma corrente que os predem um ao outro,Blu quer achar sua dona,e Jade quer fugir para a selva,o resto só assistindo pra ver...











Para jogar cliquem nos links que direcionarão você para a tela de jogo.